terça-feira, 23 de julho de 2013

 Caranguejo-amarelo

O Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma) é um caranguejo da família dos gecarcinídeos, também conhecido como caranguejo-ladrão. Possui carapaça amarela e patas alaranjadas, encontrado principalmente nas ilhas brasileiras de Trindade, Fernando de Noronha e Ascensão, onde se constitui em importante predador de filhotes de tartarugas marinhas. Está ameaçado de extinção pela destruição de seus hábitats, pelo turismo e por outras ameaças antrópicas.

 Dragão-de-komodo
Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, os dragões-de-komodo foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. O seu grande tamanho e reputação feroz fazem deles uma exibição popular em zoológicos. Estão protegidos pela lei da Indonésia, e um parque nacional, o Parque Nacional de Komodo, foi fundado para ajudar os esforços de protecção.

O Jacaré- de - papo amarelo

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Ele esta em vias de extinçâo por causa do Homem(a sua atividade a caça projudica o seu habitat e o seu alimento).


A Morsa

Um dos mais recentes animais a entrar na lista de ameaçados de extinção do planeta é a MORSA, que já ocupa a terceira posição do ranking da WWF. O derretimento das geleiras, causado pelo aumento da temperatura global, compromete uma série de atividades básicas desse tipo de animal, como alimentação, reprodução e proteção de predadores. Com isso, a espécie acaba migrando para áreas menos seguras e, consequentemente, está cada vez mais próxima da extinção. Em setembro de 2009, por exemplo, 200 morsas foram encontradas, mortas, em uma área terrestre do Alasca, bem longe do seu habitat natural. 
 


A Puma 
 A redução do seu habitat natural, a competição de outros grandes felinos pela caça, a redução do número de animais que constituem a sua base de alimentação e a perseguição movida pelo homem, na ânsia de proteger os seus rebanhos, colocaram a Puma em risco.

Nome popular: Puma
Nome Científico: Felis concolor 
Habitat natural: A Puma prefere viver em lugares de difícil acesso – florestas, desertos e montanhas. Tempo médio de vida: 15 anos.