terça-feira, 30 de abril de 2013
Tigres
Os tigres podem viver cerca de 20 anos, embora em cativeiro e com bons cuidados alimentares possam viver um pouco mais. Como é um animal muito bonito as pessoas caçam-no devido ao pelo que é utilizado para fazer roupa, tapetes, sapatos, cintos, malas, etc. Os tigres são os maiores felídeos atuais, neste momento livres em alguns territórios na Índia, Sibéria e na Indonésia. O tamanho é variável com a subespécie, sendo os tigres-de-samatra os mais pequenos e os tigres-de-amur os de maiores dimensões. A pelagem é branca cremosa (clara) com riscas castanhas longitudinais; é mais densa no Inverno, como uma adaptação ao frio; os olhos são azuis e o nariz rosado. Estes felinos resultam da expressão de genes recessivos quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara de pelagem.
O azevinho é uma planta em vias de extinção
O azevinho é uma planta bem conhecida pela sua beleza e pelas suas utilizações ornamentais, sobretudo na quadra natalícia. A procura pelos seus ramos e frutos tornou-a rara enquanto planta espontânea, é usada principal mente nas vésperas de natal por causa da cor dos seus frutos e a cor das folhas. Na verdade chegando a esta altura do ano, todos nos lembramos de enfeitar a casa com esta magnífica planta. Em Portugal, é comum encontrar o azevinho nas Serras do Larouco, Barroso, Padrela, Alvão, Marão, Montemuro, Lapa e Paredes de Coura entre outras regiões florestais. Esta planta pode atingir 300 anos, é uma de muitas em Portugal e no mundo em via de extinção.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Elefantes
O elefante africano está sendo ameaçado por causa do marfim que agora tem um grande preço nos mercados internacionais e pelo desenvolvimento económico chinês. Entre os muitos produtos feitos de marfim estão peças de xadrez, joias, teclas de piano, cabos de guarda-chuva, dados de jogos e peças de decoração, vendidas principalmente na Ásia, onde o marfim é visto como um símbolo de riqueza e poder.Nome popular: Elefante
Nome cientifico: Loxodonta africana Distribuição geográfica: África subsariana
Tempo médio de vida: 40 a 45 anos.
Habitat natural: Savanas e florestas tropicais. Estado de conservação
terça-feira, 23 de abril de 2013
As causas da extinção das espécies
Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem.
Em todo o Mundo, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. Os colecionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia são o principal mercador consumidor. Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Será que o ser humano terá que entrar em via EXTINÇÃO também para perceber e se conscientizar que a vida no nosso querido planeta Terra está gravemente ameaçada, pela poluição, devastação e falta de amor pelas coisas naturais? Neste Vídio vamos mostras alguns dos animais no mundo que estão em via de extinção!
Subscrever:
Mensagens (Atom)