quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cegonha preta
A Cegonha Preta habita em lagos ou em rios que estejam rodeados por densas florestas, sendo esta também já tendo sido avistada em Portugal em zonas mais interiores. Esta espécie está a começar a extinguir-se devido à poluição dos rios pois o seu alimento encontra-se dentro da água e com a poluição das águas, o seu alimento vai começar a extinguir-se morrendo posteriormente a Cegonha sem alimento.

Ocapi
 
O Ocapi é uma espécie nativa das florestas húmidas do Nordeste Da Republica Democrática do Congo sendo esta uma espécie relativamente atual, apenas conheciam a sua existência nativos das florestas.
São animais diurnos e solitários juntando-se apenas, na maior parte dos casos, para acasalar sendo muito difícil a sua reprodução devido ao baixa percentagem da fecundação dos seus gâmetas. São espécies consideradas em perigo devido à perseguição furtiva pela sua pele rara e bela e pela destruição do seu habitat. É o último mamífero que foi descoberto.


terça-feira, 28 de maio de 2013

Gibao de maos brancas


Os maiores fatores de risco para a espécie são a perda de habitats e caça furtiva. Podem ser encontrados em Myanmar, Tailândia, Birmânia, Península Malaia e Ilha de Sumatra, Indonésia e Burma, até há poucos anos também a China tinha locais onde se podiam encontrar estes animais, mas recentemente foi considerado extinto no país. Pode viver cerca de 25 anos em estado selvagem, em cativeiro podem atingir os 40 anos.
 

 
Suricata

São oriundos da região do Deserto do Kalahari. Podem ser encontrados na África do Sul, Namíbia, Angola, Moçambique, Zimbabué e Botswana. São animais de hábitos diurnos, vivem em intricados túneis no subsolo nas savanas e áreas semidesérticas destes países. Os seus grupos podem ter até cerca de 40 elementos. Têm um tempo medio de vida de10 anos no estado selvagem, cerca de 12 anos em cativeiro.

Gineta
 
As ginetas também tratadas por gato toirão podem ser encontradas no Norte e no Centro de África, no Médio Oriente e na Europa, principalmente em Portugal, França e Espanha. No entanto, o seu território parece estar a alastrar mais para Norte. Aparentemente, as ginetas terão sido trazidas para o Sul da Península Ibérica pelos árabes, quando estes aqui chegaram, e ter-se-ão adaptado com facilidade ao território.

Nome científico: Genetta genetta
Nome popular: geneta ou gato de toirão
Habitat natural: Norte, Centro de África, no Médio Oriente e na Europa
Tempo medio de vida: 10 anos
 
 
 
Hipopótamo

Hipopótamo significa «cavalo do rio». Os primeiros europeus que viram hipopótamos decidiram batizar assim a espécie, devido ao seu tamanho.
Esta espécie só pode ser encontrada em liberdade nos rios e pântanos do continente africano, principalmente nas zonas mais húmidas e meridionais.
 
Nome cientifico: Hippopotamus amphibius
Nome popular: hipopótamo
Tempo medio de vida: 40 anos
 
Girafa

A girafa é o mais alto dos animais vivos, podendo atingir uma altura de 5,5 metros. Possui um pescoço muito longo, que apresenta, no entanto, apenas sete vértebras . A pelagem é amarelada ou branca com manchas irregulares de tonalidade castanha. Encontra se em perigo por causa da destruição do seu habitat.
 


Nome cientifico: Giraffa camelopardalis
Nome popular: girafa
Habitats: sul de africa
Tempo medio de vida: 10 a 25 anos
A caça
A caça excessiva é uma das causas da extinção de muitas espécies no mundo associando também o incendio, o aquecimento global ou seja a destruição dos habitat natural de cada espécie.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Onça pintada

Apesar de tão temida, foge da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao homem. Como necessita de um amplo território para sobreviver, pode "invadir" fazendas em busca de animais domésticos, despertando, assim, a ira dos fazendeiros que a matam sem piedade. Por esse motivo, e sobretudo pela rápida redução de seu habitat, esse felídeo, naturalmente raro, ainda encontra-se a beira da extinção no mundo.

Nome popular: Onça Pintada
Distribuição: Ao sul dos EUA, México, América Central e América do Sul (Noroeste da Argentina)
Peso adulto: 36 a 158 Kg


Leopardo das neves
O leopardo das neves vive nas montanhas onde pode comer pequeno veado almiscarado, podem também predar aves como faisão ou pequenas marmotas.
 A existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restrita, embora ainda continue. São mortos para fazer casacos de pele.


 
Nome vulgar: Leopardo das Neves
Ordem: Carnívora
Distribuição: Himalaias e nas montanhas do norte da China
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aves em via de extinção

Diabo-marinho manta

Esta respeitosa raia é um dos maiores peixes marinhos.
A manta é uma criatura enorme, que parece um morcego a deslizar pela água, batendo as "asas" e que possui dois grandes "chifres". Antigamente os marinheiros chamavam-na de diabo-marinho. As asas são barbatanas peitorais com uma incrível envergadura, enquanto os "chifres" ajudam a raia a alimentar-se. Apesar do seu aspeto ameaçador a manta é inofensiva. Manta significa cobertor, devido á sua forma achatada.

Diabo da tasmânia
O Diabo da Tasmânia foi caçado durante a colonização por agricultores, que viam os seus galináceos mortos por este animal. Por outro lado, pensa-se que os Dengos são responsáveis pela erradicação do Diabo da Tasmânia da Austrália. Atualmente o Diabo da Tasmânia é uma espécie protegida.
Nome popular: Diabo da Tasmânia
Nome Científico: Sarcophilus harrisii
Distribuição geográfica: Ilha da Tasmânia.
Habitat natural: Zonas rurais, desertos.
Tempo médio de vida: 7 a 9 anos.
Pau-rosa
É uma árvore de grande porte, podendo atingir 30m de altura e 2m de diâmetro. O tronco apresenta um formato reto e ramificado no ápice, formando uma copa pequena. Sua casca tem coloração pardo-amarelada ou pardo-avermelhado, que se desprende em grandes placas. A causa da extinção é o abate para a indústria madeireira. 
Nome científico: Aniba rosaeodora var amazonica Ducke syn Aniba Duckei Kostermans
Nome comum: Pau-rosa
Origem: Amazónia

terça-feira, 21 de maio de 2013

Narciso do Mondego (Narcissus scaberulus)

 É uma planta bolbosa, com duas a sete flores amarelas. O período de floração é muito curto, decorrendo de Fevereiro a Abril em função das condições climatéricas. Esta espécie ocorre geralmente em áreas abertas e clareiras florestais e apenas em substratos graníticos.
O factor de ameaça mais relevante consiste na eventual expansão das florestas de produção de pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e em menor grau, de eucalipto (Eucalyptus globulus), que alterem as condições de luz e de solo necessárias ao desenvolvimento da espécie.
Esta espécie pode ser encontrada em Portugal no Rio Mondego.


Sobreiro
 
Nome científico: Quercus suber
Nome comum: sobreiro
Origem: sul da Europa
Características: O tamanho médio é cerca de 10 - 15m. As folhas do sobreiro medem 2,5 a 10 cm por 1,2 a 6,5 cm, e são de cor verde escura e sem pelos. Têm forma denticular, uma nervura principal algo sinuosa e 5 a 8 pares de nervuras secundárias. O fruto, como em outros carvalhos é a bolota, também conhecida por lande ou ainda (mais corretamente) glande


Pinheiro-do-paraná
É uma planta encontrada principalmente no Brasil.
As folhas deram nome à espécie, por serem pontiagudas e duras.
Suas sementes, os pinhões, eram importantes na alimentação indígena e ainda hoje são iguarias que inspiram muitas receitas. Medem cerca de quinze milímetros de largura na parte mais larga e cerca de dez centímetros de comprimento. As pinhas pesam vários quilogramas e podem atingir o diâmetro de cerca de trinta centímetros.
 Esta encontra-se em via de extinção por causa do corte para exploração da madeira.

Nome científico: Araucaria angustifolia
Nome popular: Pinheiro-do-paraná
Origem: É nativa do bioma Mata Atlântica dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m. Na Argentina (Misiones) e Paraguai vive até os 2300 m.





Massacre das golfinhos

O lobo
Esta em perigo de extinção por ser caçado pela seu lindo pelo que é usado para fazer casacos e chapéu.
Nome popular: Lobo
Nome Científico: Canis lupus signatus.
Área de Distribuição: Península Ibérica.
Habitat: floresta, serras e planicies.
Comprimento: entre 1,40 m e 1,80 m
Tempo medio de vida:17 anos
Focas
As focas encontram-se em via de extinção por serem caçadas devido a sua pele, por destruição do seu habitat que esta se degradando por causa do aquecimento global e por ser uma presa do urso polar.
Pantera negra

Atualmente, a Pantera negra está ameaçada de extinção, procurada principalmente pela beleza de sua pele.

Nome científico: Panthera onca
Nome popular: pantera negra
Nome Comum: Onça preta, pantera negra ou pantera nebulosa
Distribuição Geográfica: Do sul dos Estados Unidos ao Norte da Argentina.
Habitat natural: Florestas tropicais

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Palanca Negra
A palanca negra gigante está em risco de extinção por  ser vítima de caça furtiva, na reserva natural de Angola. É um animal que só existe em Angola.


Nome cientifico: Hippotragus niger, var
Nome popular: Palanca negra
Distribuição geográfica: sul de Angola
Habitat natural: reserva natural do Luando, em Kangandala, província de Malanje
 Lince-ibérico
 
O lince-ibérico é atualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Diretiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.


Nome popular: Lince-Ibérico
Nome Científico: Lynx pardinus
Distribuição geográfica: Portugal e Espanha.
Habitat natural: Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrânicos onde procura abrigo.
Tempo médio de vida: Até 13 anos.

Tucano
Tal como a arara azul esta ave esta em via de extinção por as mesmas causas, destruição do seu habitat natural selva amazónica e a caça por parte dos colecionadores de aves.

Nome popular: Tucano
Nome Científico: Ramphastos toco
Distribuição geográfica: Região Norte e Central da América do Sul.
Habitat natural: Florestas tropicais.
Tempo médio de vida: 15 anos.

Urso Pardo

O Urso Pardo pode ser encontrado em várias partes do Mundo, incluindo a América do Norte e a Ásia. No entanto, numa grande parte da Europa, este animal foi desaparecendo devido ao aumento das zonas habitadas pelos humanos que retiraram aos ursos grande parte dos seus habitats. No entanto, hoje, as atitudes estão a mudar. As pessoas estão a aprender a respeitar o urso e a deixa lo viver no seu habitat natural.


Nome popular: Urso Pardo
Nome Científico: Ursus arctos
Distribuição geográfica: América do Norte, Ásia e Europa.
Habitat natural: São encontrados desde florestas densas

Tempo médio de vida: 20 a 30 anos.



Papa Figo
Esta ave esta em via de extinção por causa da destruição do seu habitat natural e pela destruição dos seus ninhos.
Nome Popular: Papa Figos
Nome Científico: Oriolus Oriolus
Habitat natural: bosques
Está em vias de extinção porque: o homem tem vindo a destruir o seu habitat.
Águia Real
Esta em via de extinção por causa da destruição dos seus habitat e a caça, também  à destruição dos bosques por pinheiros e eucaliptos faz com que haja menos de meia dezena de águias imperiais entre nós.


Nome Científico: Aquila Chrysaetos
Nome popular: Águia Real ou Águia Imperial
Distribuição geográfica: Habita em grande parte do Hemisfério Norte: Europa Ocidental, Norte da África e grande parte da América do Norte.
Tempo médio de vida: Até 40 anos.
Borboleta monarca

 As temperaturas extremas são a principal ameaça destas borboletas, que todo ano cruzam os Estados Unidos em busca do calor mexicano. Elas vivem em florestas de pinheiros, área cada vez mais ameaçada pelo aquecimento global e urbanização crescente.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

 Mico-leão Dourado
 
O mico-leão é um parente do macaco que vive apenas nas florestas do Brasil junto ao Oceano Atlântico, numa área conhecida por «Mata Atlântica». Existem no total quatro espécies: o Mico-leão dourado, o Mico-leão de juba dourada, o Mico-leão preto e o Mico-leão de juba preta.
Tão raro que, nos últimos 30 anos, o Mico-Leão Dourado esteve em perigo de se extinguir. A principal causa foi a caça ilegal e a destruição do seu habitat natural. Desde então têm sido desenvolvidos esforços com sucesso em todo o mundo para dar ao Mico Leão Dourado um futuro mais seguro.

Nome popular: leão dourado
Nome cientifico: Mico-leão dourado
Habitat natural: florestas do Brasil junto ao Oceano Atlântico
Comprimento: aproximadamente 32 cm
Cor: amarelo dourado
Peso: em média entre 400 e 700 gramas
Tempo de vida: em média 15 anos
Tempo de gestação da fêmea: 4 meses e meio.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Os pinguins
Os pinguins estão em vias de extinção pois são outros dos animais ameaçados pelo aquecimento global pois tal como o urso polar os pinguins estão a ficar sem territórios de habitação ficando assim sem plataformas de gelo onde normalmente fazem os acasalamento, cuidam das crias etc.
 

Chimpanzé

Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental. Há um século atrás havia aproximadamente dois milhões.

 

Nome popular: Chimpanzé
Nome Científico: Pan Troglodytes
Distribuição geográfica: Ocidente e centro de África, norte do rio Zaire, do Senegal à Tanzânia. Habitat natural: Floresta húmidas produtoras de frutos. Desde o nível do mar até os 2000 m
Hábitos alimentares: Frutas, cerca de 5% de insetos e pequenos mamíferos.
Tempo médio de vida: 40 a 45 anos.



Panda Vermelho
Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.
Nome popular: Panda Vermelho
Nome Científico: Ailurus fulgens
Distribuição geográfica: Nepal, no Sikkim, norte da Birmânia e sul da China.
Habitat natural: Principalmente as árvores.
Hábitos alimentares: Alimenta-se de ervas, frutos, raízes e brotos de bambu. Come também insetos e crias de pássaros.
Tempo médio de vida: 8 a 10 anos.
 
 
Ornitorrincos
A poluição dos rios e lagos tem destruído significativamente a população de ornitorrincos. O ornitorrinco é o único mamífero que põe ovos, este mamífero semiaquático e de hábitos noturnos, tem rabo de castor, focinho em forma de bico de pato, é um animal estranho originário da Austrália.
Graças a sua espessa pele, consegue viver nas frias profundezas dos rios, mas atualmente sua pelagem pode ser fatal para ele devido ao aquecimento global, adverte um estudo da Universidade de Monash.
Nome popular: Ornitorrinco
Nome Científico: Ornithorhynchus anatinus
Distribuição geográfica: Secção oriental da Austrália e ilha da Tasmânia.
Habitat natural: Rios e lagos de água doce, bem como túneis subterrâneos que escava no solo.
Hábitos alimentares: O ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce.
Tempo médio de vida: 15 anos

 

segunda-feira, 13 de maio de 2013



Panda

Esta espécie encontra-se em situação de extinção provocada, principalmente, pela baixa taxa de natalidade, caça indiscriminada (no passado) e pela destruição das florestas onde vivem.
 
 
Nome popular: Panda Gigante
Nome Científico: Ailuropoda melanoleuca
Distribuição geográfica: Sul da China e Tibete.
Habitat natural: Florestas de bambu da região montanhosa da China, em altitudes de 1500 até 3000 metros.

Tempo medio de vida: 10 a 15 anos no seu habitat selvagem e até 30 anos em cativeiro.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O tubarão branco
 Temido por muitos, o tubarão branco pertence à lista de espécies em vias de extinção devido à caça para satisfazer o desejo culinário, especialmente no continente asiático. Tem uma das mais baixas taxas de procriação entre os peixes. A poluição também tem sido um grande fator na sua extinção.
 

Nome popular: Tubarão Branco
Nome Científico: Carcharodon Carcharias
Habitat natural: O grande Tubarão Branco é encontrado em regiões temperadas e subtropicais dos oceanos.

 
A arara azul

 
Existem 18 espécies de arara. A arara só é capaz de aprender algumas palavras isoladas, ao contrário do papagaio. As araras são muito procuradas como animais de estimação e possuir uma arara era sinal de grande riqueza. Atualmente existem apenas 78 exemplares da arara-azul no mundo. 
 



Nome: Arara Azul
Nome Cientifico: Guacamayo Jacinto
Habitat: Nordeste do Brasil
Longevidade: 30 a 40 anos
Causa de extinção: Caça e destruição do meio ambiente


terça-feira, 7 de maio de 2013

Peixe palhaço
O peixe-palhaço é um pequeno peixe com uma coloração alaranjada e listras brancas, ele é muito conhecido graças ao filme ‘’procurando Nemo’’, porem essa fama não foi uma coisa boa para sua espécie, muitas e muitas pessoas quiseram um peixe-palhaço naquela época, as pessoas não respeitavam a época de reprodução e isso levou a espécie quase à extinção, Principalmente quando começou o contra bando da espécie. O peixe-palhaço pode ser encontrado em corais em algumas regiões pacifico, porem é um peixinho raro e ainda muito valorizado.

 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Baleia


Nome popular: Baleia
Nome Científico: Physeter macrocephalus
Características principais: O maior cetáceo, a principal característica do cachalote é a sua cabeça grande
Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneladas.
Gestação e cria: Aproximadamente onze meses,nasce apenas uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
Distribuição: Desde os trópicos até às bordas dos packice em ambos os hemisférios, porém apenas os machos se aventuram a atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição.
Razões pelas quais se encontra em perigo: Por causa dos seus caros produtos, como o espermace (uma substâcia de cor clara utilizada no fabrico de velas) e o âmbar-gris, redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que acidentalmente se emalham nestas redes.





Rinoceronte
 
Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat. Eles têm sido caçados intensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional. A parte mais valiosa é o corno, que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poção que supostamente permite detestar venenos.

Nome popular: Rinoceronte
Nome Científico: Rhinoceros
Distribuição geográfica: Sudoeste asiático: Indonésia e Vietname.
Habitat natural: Vive em florestas tropicais densas. Estes animais preferem zonas com muita água e lama.
 Tempo médio de vida: 35 anos.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Koalas
Estes marsupiais encontram-se num processo de extinção que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália onde surgiu o culto de caçar e matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco enfrentado pelos Koalas que são mortos por queimadas nas florestas e por falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde são mortos, atropelados em estradas ou por cães.

Nome popular: Koala
Nome Científico: Phascolarctos cinerus
Distribuição geográfica: Sudeste e Nordeste da Austrália
Habitat natural: Eucaliptais


Tartarugas
 
 
As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e compreendem à ordem dos Quelônios . Mais de trezentas espécies de tartarugas podem ser encontradas em todo o mundo. Exemplos: tartarugas (mar), jabutis (terra) e cágados. A outra causa da extinção das tartarugas é devido a poluição, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asiática têm reduzido significativamente esta espécie.



Nome popular: Tartaruga Marinha
Nome Científico: Dermochelys coriácea
Distribuição geográfica: Águas mornas e temperadas ao longo do mundo.
Habitat natural: Águas mornas e temperadas ao longo do mundo.
Tempo médio de vida: Cerca de 180 anos.